top of page

A Banda do Nheco-Vai Nheco-Fica foi criada no ano de 1981 no município de Itapira, interior de São Paulo, possuindo, até os dias atuais, grande destaque no carnaval itapirense, quer seja pela alegria de seu desfile, repleto de brincadeiras e interação com o público, quer seja pelo compromisso e dedicação de cada membro, desde as etapas iniciais de organização, inclusive com o marcante desejo em alegrar e tirar gargalhadas de cada pessoa que vai até o desfile, de crianças a adultos.

Foto: integrante da Banda do Nheco durante o desfile de Carnaval 2020 em Itapira/SP.

A origem da Banda do Nheco não está diretamente relacionada ao carnaval, uma vez que ela surgiu durante um protesto pacífico e criativo feito por um grupo de sete alunos, criticando a não realização do tradicional desfile da independência, de 7 de setembro, na cidade de Itapira, no ano de 1981.  Na ocasião, o grupo utilizou um veículo, uma perua, que foi estilizada e enfeitada, para desfilar pela rua principal do centro da cidade, a José Bonifácio, como forma de compensar, de forma crítica, o descaso com o desfile de 7 de setembro. Além do veículo todo enfeitado e colorido, os sete integrantes também se vestiram de palhaço, pois afirmavam que a não realização do desfile era uma tremenda "palhaçada" com a população itapirense, dada a importância deste evento e do significado da data. A rua José Bonifácio não contemplou o desfile da independência, mas, por outro lado, todos que estava no centro da cidade puderam acompanhar os palhaços e sua apresentação ao longo de uma das principais ruas cidade, em um protesto que transmitiu muito mais que insatisfação, transmitiu alegria e muita diversão.

Foto: integrantes, além dos veículos estilizados e enfeitados, da Banda do Nheco durante o desfile de Carnaval 2020 em Itapira/SP.

A apresentação ao longo da José Bonifácio agradou tanto ao público que, no ano seguinte, em 1982, o grupo de estudantes deu origem à Banda do Nheco, denominada Banda do Nheco-Vai Nheco-Fica, como um bloco carnavalesco, como forma de participar do desfile de Carnaval de Itapira, com a proposta de promover alegria, risos e muita diversão na avenida do samba itapirense, com toda irreverência marcada por seus palhaços, suas brincadeiras, seus veículos e suas cores marcantes: o vermelho e amarelo, que permanece até hoje em seu símbolo.

Figura: símbolo que representa a Banda do Nheco, com origem em 1981 e seu primeiro carnaval em 1982.

Uma curiosidade sobra a banda é que em 1982 foi o seu primeiro desfile de carnaval, não exatamente como um bloco, mas como um grupo anônimo que surgiu de forma intrusa, sem estar na programação ou ser convidado, passando rapidamente no intervalo entre as escolas de samba, uma vez que domingo e terça-feira eram dias reservados exclusivamente às escolas de samba. Essa passagem surpreendente entre as escolas de samba foi provocando grande curiosidade no público, pois ninguém sabia quem eram seus integrantes, sendo que estes permaneceram com sua identidade secreta, bem como o local onde eram preparadas as brincadeiras e os carros, na calada da noite, durante muitos anos na avenida do samba.

 

Desde seu primeiro desfile no Carnaval de 1982, a Banda do Nheco adotou um estilo harmonioso composto de brincadeiras e muita interação com o público. Ao longo do trajeto de seu desfile, os integrantes pregam diversas peças, pegadinhas, com a criança e até mesmo os adultos, que reagem da melhor forma possível: entrando na brincadeira com muitas gargalhadas. Esse universo de brincadeiras, interação com as crianças e com todo público, fez da criançada o público mais fiel e querido da Banda do Nheco, sendo diversão garantida das famílias e da população Itapirense durante dezenas de carnavais. Além das brincadeiras, compostas por veículos, bicicletas, alegorias e muitos adereços, instrumentos e até mesmo invenções da própria Banda, o Nheco também utiliza de fatos recentes e até mesmo temas midiáticos importantes, para realizar críticas em formato de piadas, usando a criatividade de seus membros para garantir a gargalhada e a felicidade de quem ao desfile.

PhotoRoom_20230208_151231edit.png

Foto: veículos criados e estilizados, além das brincadeiras realizadas pela banda do Nheco durante o Carnaval 2020 em Itapira/SP.

Além das brincadeiras e do estilo único dos palhaços da Banda Nheco-Vai Nheco-Fica, as crianças ainda são presenteadas com apitos, balas e pirulitos durante o desfile e participação nas brincadeiras, o que se tornou uma tradição. Essa boa e harmoniosa relação com as crianças se deu logo nos primeiros anos de desfile, como já era de se esperar, pela animação contagiante da banda, uma vez que brincadeiras fazem brotar sorrisos e suspiros, o que é considerada uma resposta encorajadora e dotada de muita motivação para os quase 100 integrantes atuais do Nheco. E não para por aí, além das crianças, as famílias, os adultos e os jovens, também se deliciam com as risadas durante o desfile da banda, tirando fotos, interagindo e até mesmo participando das brincadeiras.

Foto: participação das crianças e até mesmo de adultos durante o desfile da Banda do Nheco no Carnaval 2020 em Itapira/SP.

O desfile da Banda do Nheco é marcante, do início ao fim, quer seja pelas sirenes dos veículos, anunciando que o Nheco está na avenida do samba, quer seja pela algazarra dos palhaços alegrando e interagindo com o público, fazendo com que todos tenham uma experiência única no carnaval. Além disso, o Nheco também conta com sua própria banda musical, ao modo Nheco, claro, muitos veículos, cada um trazendo um personagem, uma história, uma piada para alegrar a noite do público, além de sempre homenagear aqueles membros que encerraram sua brilhante e feliz jornada nesta vida. O segredo e a magia que encanta da Banda do Nheco é justamente esse: uma mistura de criatividade, paixão por gerar sorriso sincero nos rostinhos das crianças e até nos adultos, bom humor, muito bom humor mesmo e, claro, diversão. Para o Nheco a regra é uma só: quanto mais rir, melhor

Foto: banda musical da Banda do Nheco durante desfile no Carnaval 2020 em Itapira/SP.

Foto: diferentes personagens utilizados pela Banda do Nheco durante o desfile no Carnaval 2020 em Itapira/SP.

Após seu grande sucesso na cidade de Itapira durante décadas, a Banda do Nheco passou a receber, todos os anos, diversos convites especiais para desfilar e aprontar suas brincadeiras e pegadinhas, com muita alegria, em outras cidades da região e do Circuito das Águas Paulista, tais  como Santa Bárbara do Oeste, Holambra, Mogi-Mirim, Serra Negra, Amparo, Lindóia, Socorro, Águas de Lindóia e Monte Alegre do Sul. Destaca-se que algumas  cidades, tais como Socorro, Águas de Lindoia e Monte Alegre do Sul, possuem grande repercussão turística e, da mesma forma, grande público durante o período de Carnaval. Sendo assim, toda a alegria contagiante do Nheco na avenida passou a ir além dos limites itapirenses, conquistando o coração e garantindo a diversão de pessoas de outras cidades, inclusive de outros estados, ou seja, exportando alegria e muita diversão de Itapira para o mundo.

Foto: integrantes da Banda do Nheco saudando o público durante desfile no Carnaval 2020 em Itapira/SP.

bottom of page